Sábado, 11 de Novembro de 2006
Esta quarta-feira passada foi um dia triste e difícil para mim . Na segunda feira tinha levado uma cadelinha que desde o verão estava aqui abandonada na minha zona. Já à algum tempo que tinha ideia de a levar para ser esterilizada e como ela tinha tido o cio à 2 semanas atrás o mais certo é que estivesse grávida ! Por isso era urgente levá-la ! Ela coitadinha não queria ir, mas deixou-me pegá-la ao colo, deixou-me fazer tudo, entregou a vida dela nas minhas mãos para um triste fim... se eu soubesse...não a tinha levado.
Bom, entreguei-a na clínica, a empregada disse-me seria esterilizada na manhã seguinte e ficou de me ligar. No dia seguinte só me ligou eram quase 19 horas. Disse-me que afinal ela só tinha sido operada de tarde pois tinha surgido uma urgência de manhã, mas que a cirurgia tinha corrido bem, ela ainda estava um pouco atordoada da anestesia e estava a soro. Disse que então iria buscá-la no dia seguinte. A empregada disse-me:"está bem, então venha assim mais à tardinha ! ". E ficou assim, no dia seguinte estava contente, desejando de ir buscá-la . Pensei em lá ir cerca das 17 horas. Eram 16:35 recebo um telefonema da clínica, era a veterinária: " ah, é que surgiu um problema, a cirurgia correu bem, mas durante a noite a cadelinha não resistiu " . Fiquei incrédula ! A cadelinha tinha morrido ? Mas ela parecia tão saudável ! A veterinária disse-me que " pois, sabe, são coisas que acontecem uma em mil, e quando fazemos estas esterilizações de cadelas de rua não são feitas análises, para ficar mais barato. Enfim... perguntei-lhe qual foi a causa da morte disse-me que provavelmente foram parasitas que ela teria no organismo , que o sangue não coagulou e que teve hemorragias internas, mas que tinha sido tudo bem suturado na cirurgia , que a cirurgia tinha corrido bem embora tivesse sido um pouco hemorrágica !
Mas o certo é que a veterinária não me soube dizer com certeza qual tinha sido mesmo a causa da morte. E não percebo também porque só me dá essa notícia às 16:35, quando elas abrem a clínica às 11 horas da manhã e a essa hora elas já teriam dado conta que a cadelinha estava morta !
Fiquei tão abalada com isto tudo ! Eu quando levei a cadelinha foi com a melhor das intenções mas não deixo de me sentir culpada pois fui eu que a levei para lá, fui eu que quis que ela fosse esterilizada ! Fiquei tão triste, tão mal ! E depois dar esta notícia às pessoas que lhe costumavam dar comida, que eram uns vizinhos meus !
E lá fui à clinica pagar, apesar dela me dizer que iam cobrar o mínimo, a certo é que paguei o mesmo como se ela não tivesse morrido = 75 € ( é este preço porque é através duma associação que esteriliza animais de rua ). Eu não sei o que os veterinários fazem nestas situações, aceito que tenha que pagar o material, anestesia, tudo isso, mas será que o valor do material e anestesia chega a 75 € ? É que custa muito o animal ter morrido e uma pessoa pagar o mesmo valor como se nada tivesse acontecido, como se ele estivesse vivo e bem de saúde !
De
Xica a 13 de Novembro de 2006 às 17:02
Realmente, que situação. Será que estava mesmo grávida e foi isso que a fez não resistir? Mas este tipo de coisa não deveria acontecer. Assim uma pessoa até pensa duas vezes antes de tentar fazer uma boa acção como a que fizeste.
Não te sintas mal em relação à pequenina, estavas a tentar fazer o melhor por ela. Não tiveste culpa.
E quanto ao dinheiro...nem sei que diga.
Mas não desistas das tuas contribuições. Eu acho que estás a fazer o que é certo-para os animais e para todos (apesar de quase ninguém sequer querer saber). Tenta noutro veterinário para a próxima.
Beijitos
Oi Xica ! Sim ela estava "grávida", mas segundo os veterinários não há problema em esterilizá-las mesmo quando estão grávidas, eles fazem isso a toda a hora ! Beijinhos !
De
* a 15 de Novembro de 2006 às 17:49
É pá que coisa tão estúpida! Fazer análises é uma coisa INDISPENSÁVEL antes de qualquer cirurgia.
Apesar de ser mto triste o que aconteceu não te sintas culpada. A culpa não foi tua, mas do vet que procedeu com falta de profissionalismo. Desde a ausência de análises, ao aviso tardio, etc, etc. Eu se fosse a ti denunciava a situação.
Bjinhos e um xi-coração***
Comentar post
.Contador